Ansiedade: tipos e sintomas


Psicóloga em Mococa

A ansiedade é uma reação natural que podemos ter ao acharmos que existe um risco futuro a caminho. Embora sentir ansiedade seja muito desconfortável, a ansiedade e o medo podem ser muito úteis as nossas vidas, como nos preparar para uma prova estudando antecipadamente, ou para uma entrevista de emprego. No entanto, a ansiedade normal é passageira, e desaparece logo após o motivo que a gerou tenha acabado.


O problema surge quando a ansiedade é muito intensa, irrealista e prolongada. Quando a reação de ansiedade é desproporcional a sua causa, isso pode atrapalhar a pessoa a viver a sua vida. É considerada patológica quando o estado ansioso permanece sem que haja nenhuma situação iminente ou mesmo quando há o estímulo, mas a resposta ansiosa é exacerbada. Pacientes com transtornos de ansiedade relatam não conseguir exercer nenhum controle sobre sua tensão ou insegurança.


Já o medo é uma emoção negativa e aguda diante de uma ameaça percebida no presente imediato. A ansiedade costuma ser uma reação também negativa, mas mais longa, diante de uma percepção de risco de uma situação futura. O medo esta ligado ao presente, a ansiedade esta ligada ao futuro.


Os sintomas podem ser muitos, como: Taquicardia, sudorese, inquietação, retenção ou frequência urinária, formigamentos nas extremidades, tontura, diarreia, desconforto abdominal, tremores, sensações de desmaio, reflexos rápidos, se sentir nervoso ou com medo, irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração.


Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade.

Psicólogo em Mococa

Transtornos relacionados à ansiedade:


Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): Caracteriza-se pela preocupação exagerada ou excesso de expectativas relacionadas a questões comuns do cotidiano. Quem sofre com esse transtorno costuma apresentar-se nervoso e tenso a maior parte do tempo, também apresenta inquietude, irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia, cansaço e tensão muscular. Os sintomas oscilam de intensidade, porém não aparecem em formas de ataques ou crises. Pacientes com TAG costumam afirmar que sempre foram nervosos ou agitados.


Transtorno ou Síndrome do pânico: é caracterizada pela presença recorrente e inesperada de crises intensas de ansiedade (ataques de pânico), após as primeiras crises o individuo desenvolve uma preocupação persistente com novos ataques. Além dos sintomas associados a ansiedade, aparecem também o medo de ficar louco, de morrer e de fazer algo vergonhoso.


Fobia social ou transtorno de ansiedade social: os sintomas aparecem quando ocorrem situações de interação social (conversar, apresentar trabalhos, até mesmo escrever ou ser observado realizando qualquer tipo de atividade). Quem sofre com esse transtorno apresenta medo exagerado e persistente de ser avaliado de forma negativa por outras pessoas.


Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): o indivíduo com TOC apresenta ideia e comportamentos repetitivos que ele reconhece como irracionais, porém não consegue evitá-los. Alguns desses comportamentos e ideias podem ser inofensivos, em outros casos podem prejudicar o sujeito impedindo-o de realizar coisas do cotidiano se ele não cumprir o seu ritual.


Fobia específica: é o medo persistente, excessivo ou irracional de alguma coisa ou situação específica: animais, injeções, etc.

Transtorno de estresse pós-traumático: após vivenciar ou tomar conhecimento de um evento traumático o sujeito passa a desenvolver comportamentos de esquiva sobre qualquer coisa que lhe façam lembrar a situação traumática, ocorrem sintomas de revivência através de sonhos ou em vigília. Quem sofre com esse mal é tomado constantemente por sensações de insegurança, impotência e horror.



Quando é preciso buscar ajuda?


A ansiedade é um dos nossos males modernos. Como o estresse, ela nos envolve no dia a dia e, se não agirmos com cuidado e buscarmos ajuda, pode tomar conta de toda a nossa vida.


A ansiedade patológica precisa ser tratada por um especialista. Ainda que você sinta que pode controlá-la por um tempo, um psicólogo irá ajudar a compreendê-la. Ele auxilia a encontrar o que, na sua vida, pode estar causando essas reações e quais consequências práticas a ansiedade está trazendo para você. Muitas vezes é preciso também uma avaliação psiquiátrica para o auxílio de medicamentos.


Quando não tratada, a ansiedade traz danos imensuráveis. Ela afeta a vida pessoal e profissional do indivíduo, pode prejudicar e incapacitar em momentos cruciais. Por isso, procurar ajuda é a melhor solução.

Caso você se identifique com alguma dessas situações, saiba que a psicoterapia pode ser de grande ajuda.

Não existe idade e nunca é tarde demais para que você dê um grande passo em busca das transformações que deseja para sua vida.

PSICÓLOGA MOCOCA

Entre em contato

A Psicóloga Tamara Rinele atende, presencialmente em seu consultório em Mococa – SP, e também, na modalidade online.


Formação:

- Especialista em Psicologia Analítica Junguiana pela UNICAMP

- Graduada em Psicologia pela PUC/MG


Clínica Reabitare – Av. Geraldo Patti, 84 – Jardim Colina Verde – Mococa – SP


|19| 3656.2689 – Clínica

|19| 9 98144.2110 – Whatsapp


tamararinelegm@hotmail.com

Copyright © Psicóloga em Mococa - Tamara Rinele - Produzido por Agência O3